Tudo começou a partir de um enorme desejo da gerente, Alice Portela. Ela olhava para o seu estilo de vida, repleto de consumismo, e sentia que algo não estava certo, sentia que as suas ações prejudicam o planeta, e não conseguia viver bem com isso.
Por isso, decidiu fazer uma mudança radical. Optar por um caminho minimalista que lhe permitisse ter um papel importantíssimo na conservação do planeta em prol das gerações futuras.
Com efeito, Alice, ao refletir sobre formas de impactar não só o planeta, mas também a sociedade, de modo que ainda mais pessoas aderissem ao seu estilo de vida recém encontrado, chegou à seguinte conclusão:
E que tal criar uma loja sustentável? Assim teríamos meios para ajudar outros indivíduos a obter as ferramentas necessárias para revolucionar a sua maneira de viver.
Assim sendo, todas as histórias tem um início, um motivo para acontecer, e esta não é exceção. Irá ser explicado de modo mais detalhado o caminho que levou à criação do Cantinho das Origens, pois quando as pessoas se juntam, não há nada que não possam fazer, são invencíveis.
Alice Portela nasceu em França, país no qual tirou o curso superior de gestão de empresas.
Em 1997, decidiu mudar-se para Portugal, onde arranjou emprego como administrativa, posição que ainda ocupa. Contudo, Alice não se sentia completamente realizada, visto que sempre teve a ambição de criar o seu próprio negócio, o seu espaço comercial.
Com efeito, foi com este pensamento que muitos anos antes, ela teria escolhido formar-se na área de gestão. Ela sempre teve a crença de que gestão de uma empresa não se trata só de números e de lucro, mas também de trata de obter contacto, um grau de elevada proximidade com os clientes.
Um dono de uma empresa não pode ser um indivíduo sem rosto, mas sim alguém com um rosto amigável, alguém que inspire confiança.
A verdade é que ao longo de todos esses anos após a formação de Alice o seu sonho pode ter sido deixado de lado, mas nunca foi esquecido.
Portanto, este sonho foi revivido em 2018, quando a sua sobrinha Mélanie veio viver para Portugal, que partilhava com ela o enorme desejo de abrir uma mercearia. Após várias conversas, investigações e ponderações, chegaram a uma conclusão. E que tal se vendermos as mercearias a granel?
Já se fazia assim no tempo dos nossos pais e avós, só que com a crescente industrialização em massa, passou a compensar mais a nível econômico produzir em massa ao invés de produzir à unidade.
Mas se o objetivo for evitar o desperdício, compensa muito mais a venda a granel, ou seja, a venda de produtos avulso de acordo com as necessidades de cada um.
Para Alice, foi como a descoberta de uma realidade paralela muito mais sustentável. Tudo fazia sentido para ela naquele momento, visto que ela estava cansada do consumismo, farta de comprar algo por impulso, sem necessitar, de acumular roupa, artigos que já não utilizava e que apenas serviam para criar aglomerações de pó e ocupar espaço em sua casa.
Por isso, Alice chegou a uma conclusão. A mudança era algo imperativo. Foi assim que se deu início a um projeto empreendedor que iria mudar Alice para sempre, irreversivelmente.
Todos evoluímos no decorrer das nossas vidas, a pessoa que éramos aos 20 anos provavelmente não irá reconhecer a pessoa que somos aos 40. Mas é esse o objetivo. Se ficassemos estanques, nunca iríamos atingir o nosso potencial máximo.
Deste modo, após inúmeros estudos de mercado, relacionados principalmente com lojas a granel, ecológicas e sustentáveis, foi possível a grande abertura, a 11 de janeiro de 2021, do nosso Cantinho das Origens.
Além disso, relativamente ao nome da loja, este tem um significado encantador por trás. Por um lado, a palavra “Cantinho” tem como principal objetivo simbolizar a criação de um pequeno espaço, acompanhado de um lema deveras pertinente, relativo à diminuição da pegada ecológica de cada um no seu quotidiano.
Por outro lado, foi atribuído o nome “Origens”, com o intuito de homenagear todas as mercearias de rua, que Alice presenciou na sua infância, tanto em Portugal como em França, que involuntariamente já aplicavam este conceito de vendas avulso.
Neste sentido, o Cantinho das Origens surgiu com o intuito de sensibilizar as pessoas a adotar praticas mais sustentáveis, que praticamente consistem na alteração fulcral dos seus hábitos de consumo, de modo a contribuir para a preservação do planeta para as gerações futuras, além de manter as tradições das antigas mercearias.
Nem tudo o que é novo, mecanizado indica que algo de positivo irá vir com ele. Pelo contrário, às vezes temos que questionar as novas invenções tecnológicas e pensar:
Será que vale a pena? A que custo? Grandes cadeias de supermercados fazem sucesso pelo mundo fora, mas onde foi a familiaridade entre os clientes e os vendedores?
Onde foi a escolha da quantidade que cada indivíduo deseja comprar? Tudo isso desapareceu, foram substituídos por clientes mudos e comida embrulhada em plástico.
É isto que a minha loja pretende recuperar. Um passado grandioso ao qual só damos valor no presente, quando este já foi perdido há muito tempo.
Tudo é efémero, contudo há tradições que se foram tratadas com o devido cuidado e apreço, talvez possam ser perpetuadas para toda a eternidade.
Lutamos para ter um consumo responsável, como pessoas e como empresa.
O planeta precisa de todos nós. Trabalhamos para que os nossos sejam todos sustentáveis.
Temos a missão em reduzir o nosso desperdício. Tal como o incentivamos a fazer.
Damos valor à qualidade dos nossos produtos. Mais do que quantidade, a qualidade é essencial.
Propomos e incentivamos ao consumo de embalagens recicláveis e recicladas para acondicionamento e transporte dos alimentos e/ou sob a forma de consignação.